Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Passeio Literário com Dona Kombi

Fonte: Gazeta Caçapava

A 27ª Feira do Livro de Caçapava inovou, neste ano, com o “Passeio Literário com Dona Kombi”, percorrendo algumas escolas do município para promover a  Feira e realizar atividades de contação de histórias. 

Pensada pela comissão organizadora como uma alternativa para incentivar a leitura e auxiliar na formação de leitores, levando livros, músicas, personagens e toda ludicidade da literatura infantil para dentro das escolas, promovendo o acesso aos livros e ao mundo mágico dos contos infantis pelas crianças.

Através da SEDUC, representada por Adriana Pereira Freitas, as escolas tomaram conhecimento da “novidade” e imediatamente manifestaram interesse. 

Entusiasmados e ainda experimentando a ideia, “convocamos” as queridas professoras aposentadas, Adélia Leão de Rosso e Opalina Teixeira para serem as contadoras de histórias. Prontamente elas  assumiram divertidos papéis, como  Dona Felicidade, a Dona Maricota, a Loira da Kombi, a Dona Florzinha e outros que, assim como o famoso Pirata Paim, o dono da Kombi,  fascinaram as crianças com suas fantasias engraçadas e, principalmente, com o imenso carinho e atenção que dedicaram às crianças.

Tudo devidamente registrado e filmado. Renata Miranda, integrada também ao “Cultura Itinerante”, projeto de extensão da Unipampa, garantiu as divertidas filmagens.

Apesar de muitas solicitações e demonstrações de interesse recebidos pela equipe da SEDUC, em razão dos compromissos do proprietário da Kombi, só conseguimos visitar quatro escolas, EMEI Dionéia Soares, Instituto Municipal de Educação, EMEF Patrício Dias Ferreira e EMEI Alfredo Duarte, onde nos sentimos verdadeiros personagens de contos de fadas.

Foram recebidos com muita alegria, boa vontade e carinho, por diretores e professores das escolas que visitamos. O público, as crianças, motivadas, curiosas, receptivas. Encantadoras.

As contadoras escolheram as histórias entre os clássicos da literatura infantil, incluindo livros de Cadu  de Angélica Rizzi,  autores presentes nesta Feira.

Levaram muitos livrinhos de histórias infantis, fantasias e adereços, como óculos, chapéus, perucas, que ficavam à disposição das crianças, num espaço ao ar livre (preferencialmente). Durante os minutos iniciais, as crianças ficavam livres para fantasiar-se, tocar, olhar, observar ou ler os diferentes livros, acomodados nos tapetes e almofadas que colocadas na frente da Kombi, cedida pela  Rádio Portal FM e  conduzida pelo  Pirata Paim.

Em seguida a este momento de descontração, depois que as crianças se acostumavam e se apaixonavam pelo pirata e pelas “contadoras”, interagindo com os coleguinhas, professores e personagens, era o momento de ouvir uma história, de preferência com a participação de todos.

Pela alegre e simpática recepção de direções e professores, pela alegria e interação das crianças, pelo apoio, parceria e colaboração da SEDUC, o grupo prometeu voltar e se aprimorar com atividades lúdicas na próxima Feira.
Quem sabe até, antes disso, neste ano ainda, poderemos esticar um pouco mais os trajetos? Vivemos momentos de muita emoção, ternura e encantamento. Queremos bis.

Professora  Rosalilia S. Torres Delabary
Integrante da Comissão Organizadora da Feira do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário