Patrono 2017 - Paulo Flávio Ledur

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Feira do Livro terá show latino americano nesta quarta-feira, 17

Fonte:
Diversas atrações estão programadas para esta quarta-feira, 17, na 27ª Feira do Livro de Caçapava do Sul. O dia dedicado a Unipampa terá exposição de trabalhos, palestras, oficinas e show de lançamento de CD do Latino América Duo, com Alexandre Simon e José Daniel Telles dos Santos.


O show instrumental começa às 19 horas. Terá a fusão de diversos elementos e um repertório com a melancolia da milonga platina e a força do tango rio-platense, passando pelo contagiante choro brasileiro e pela visceral música nordestina. Também é costurado por temas e obras inspiradas no folclore nacional e sul-americano.

Formado pelos violonistas brasileiros Alexandre Simon e José Daniel, o duo iniciou suas atividades em 2009, realizando apresentações em teatros, museus e salas culturais do sul do Brasil. Atualmente, o Latino-América Duo está lançando seu álbum de estreia pelo selo da Organic Recording Studio, com a direção do produtor brasileiro Bruno Alves Pires.

Este trabalho está sendo apresentado em teatros, universidades, salas de concerto e espaços culturais do Brasil, Uruguai e Argentina, em maio. Faz parte deste trabalho releituras inéditas para clássicos da música brasileira como Odeon de Ernesto Nazareth e Carinhoso de Pixinguinha, e da música latino-americana como Libertango e Adios Nonino de Astor Piazzolla, entre outros compositores como Abel Fleury, Jorge Cardoso e Paulinho Nogueira.

O disco apresenta ainda duas composições inéditas do renomado violonista brasileiro Thiago Colombo como a Milonga Trivial e a Suíte Gauchesca, esta última dedicada ao duo e inspirada em temas do “folclore gaúcho”. Para retratar a força e a exuberância do nordeste brasileiro, o disco finaliza com Lágrimas Nordestinas I, II, III e IV, obra primorosa do compositor Marcelo Fortuna que atua como músico e educador em Portugal. Todo este hibridismo visa representar o mosaico e a pluralidade cultural do continente latino-americano. Para abrilhantar e colorir a aquarela musical de seu álbum de estreia, o Latino-América Duo contou com a participação especial dos consagrados músicos Jucá de Leon (percussão), João Alexandre (violão), Thiago Colombo (guitarrón) e do Mestre do Violão Pampeano, Lucio Yanel em algumas faixas do novo disco.

Programação de quarta-feira, dia 17
9h e das 14h às 17h: abertura da Feira e “Exposição Luz”, com o Prof. Dr. Guilherme Frederico Marranghello,  Profª. Dra. Ângela Maria Hartmann e bolsistas PIBID, no Salão Paroquial.
9h: palestra com a master coach de carreira Renata Miranda: “Definição de carreira para adolescentes”.  Local: Auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção.
10h: palestra com a escritora Cíntia Moscovich: “Ler ainda vale a pena?”. Local: auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção (EENSA).
11h30: fechamento dos estandes.
14h00: reabertura da Feira.
Das 14h às 16h: oficina "Como transformar suas ideias em livro", ministrada pela master coach de carreira Renata Miranda. Local: Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção.
Das 14h às 16h: oficina abordando "Clichês e as maneiras de evitá-los" (2.ª parte), ministrada pela escritora Cíntia Moscovich, no Instituto Dinarte Ribeiro.
19h: show de lançamento de CD, Latino América Duo, com Alexandre Simon (UniRio)  e José Daniel Telles dos Santos (UNIPAMPA).
20h: palestra “Caçapava do Sul, Capital Gaúcha da Geodiversidade”, com o Prof. Dr. André Borba (Universidade Federal de Santa Maria) e Prof. Dr. Felipe Guadagnin (UNIPAMPA).

22h: fechamento dos estandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário