Patrono 2019 - Gujo Teixeira

Patrono 2019 - Gujo Teixeira
Feira do Livro de Caçapava do Sul

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ex-prefeito lança livro sobre reflexões da sua derrota na política

Fonte: Caçapavaonline.net

O ex-prefeito de Caçapava, Zauri Tiaraju de Castro, lançará no sábado, dia 09, na 25ª Feira do Livro, “Perdas e Ganhos”. Segundo o autor, o livro traz uma série de reflexões sobre a primeira derrota de sua vida: a da política.

- Faço um balanço. A minha vida foi cheia de desafios, mas repleta de sucessos ininterruptos até o ponto da derrota política.  Eu acredito que há perdas e ganhos dentro da dinâmica existencial e que cabe a cada um de nós decidir pelo seu próprio protagonismo. Acumulei conhecimentos e vivências que me permitem incorporar o conceito de morrer peleando – disse o ex-prefeito.

A ideia de escrever o livro surgiu em 2013, numa viagem de férias. Durante o descanso, o escritor iniciou a leitura de uma obra de Paulo Coelho e traçou um paralelo com a sua situação.

- Quando perdi as eleições em 2012, estava desorientado, repontando sonhos, procurando rumos naquele momento doloroso que eu estava vivenciando. Em 2008 me tornei o primeiro prefeito identificado com as carências populares da minha gente. Por quatro anos analisei e avaliei erros e acertos cometidos e conclui que havia inovado e realizado bem mais que a média das administrações anteriores. Vi também que o meu esforço não fora reconhecido pelas classes mais elitizadas da população e aqueles que ficaram de fora nos últimos quatro anos magoaram-se com o surgimento uma nova liderança. Fui para o segundo embate e colhi uma derrota esmagadora.  Mas o mais dolorido foi a traição de muitos que estiveram bem próximos de mim durante os quatro anos em que a oposição tripudiou a nossa minoria política na Câmara de Vereadores. Depois disso vivi um período de refúgio em Santa Catarina e decidi que voltaria. Assim como no livro, eu havia encontrado a parceria, não da mulher fujona, mas do meu ideal maior de vida: voltar a servir – conta Zauri Tiaraju.

O livro também traz uma crônica sobre “O Bombeador”, monumento encomendado pelo ex-prefeito em 2012, que gerou polêmica, porque para muitos, o dinheiro deveria ser investido na saúde ou educação. A capa de “Perdas e Ganhos” traz uma imagem da estátua que estátua em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário